27/11/2010

Ainda

"Ainda é quando a vontade está no meio do caminho." Adriana Falcão
E se no meio do caminho houver uma pedra, como no poema? Indo mais além... E se VOCÊ for a pedra?
Fica complicado quando temos vontades que não conseguimos concretizar. Demoramos "séculos" pensando naquilo, na eterna fase dos "e se" e com muitos "ainda".
E se eu fizesse assim ou assado? Mas ainda não fiz. Ainda não fui. Ainda não deu. Ainda...
Você sabe muito bem que com toda essa ruminação, você se torna seu pior inimigo. Você se sacaneia mesmo!
Faça alguma coisa! Mexa-se! Saia dessa zona de conforto!
Não sou eu quem tem que dizer que você merece coisas boas. Você tem que ter isso em mente como um mantra criatura!
Ocorre que para alcançar as tais coisas boas, você tem que trabalhar nisso, fazer por onde, tentar, dar a cara a tapa, experimentando inclusive as frustrações que vêm pelo caminho.
Faz parte meu bem. Virar/ Ser adulto é difícil... tô sabendo. Dá um medo danado de uma série de questões.
Lute mesmo assim! O que é bom vai te fazer tão bem... Vai te oxigenar, vai justificar a tua existência.
Quando você sorrir nem vai lembrar do "ainda" ou do "e se". E se lembrar camaradinha, expulsa.
Manda um "sai desse corpo que não te pertence".
Não é permitido pensar "eu ainda serei muito feliz". SEJA. A vida é agora.

19/11/2010

É preciso saber viver......

Hoje, indo para o trabalho, eu estava ouvindo rádio e começou a tocar "É preciso saber viver", na versão dos Titãs. Não sou fã do Roberto Carlos, embora reconheça o valor dele como artista para a música brasileira. Enfim, fiquei ouvindo a música e pensando na vida, claro. Porque saber viver realmente é complicado, embora a gente sempre tente fazer tudo da melhor maneira possível - eu pelo menos tento sempre, embora na maior parte das vezes fique me perguntando se fiz certo ou errado, às vezes me arrependo, outras não, às vezes sou incompreendida..... Na verdade, acho que a gente sempre vai descobrindo como viver, de acordo com as situações que a vida nos apresenta. E nos últimos tempos, o que mais tenho feito é aprender a viver. Foram tantas as mudanças que me aconteceram nos últimos tempos que me obrigaram a repensar várias coisas que julgava corretas e, que no final, eram erradas, e vice-versa. Me arrependo de algumas ações que tomei, de outras não me arrependo nem um pouco, mesmo daquelas que me fizeram sofrer. Porque um dia a dor passa, sabe? E a lição fica pra sempre. Tenho vivido um dia depois do outro, observando o rumo que a minha vida vai tomar. O que importa para mim no momento é ser feliz. E nos momentos em que estou triste, tenho algumas pessoas no mundo que estarão sempre comigo, não importa o que aconteça. Claro que quero algumas coisas que a vida ainda não me deu. Mas prefiro manter o otimismo de que vai acontecer, e de que eu vou conseguir aquilo que eu quero, seja lá o que isso for..... Então, hoje vou roubar um pouquinho da idéia da Storm e postar a letra dessa música, que me fez refletir muito sobre os meus caminhos. Se eu sei viver? Ah, eu estou em constante aprendizado!!!!

É preciso saber viver - Roberto Carlos/ Erasmo Carlos
Quem espera que a vida/ Seja feita de ilusão
Pode até ficar maluco/ Ou morrer na solidão
É preciso ter cuidado/ Pra mais tarde não sofrer
É preciso saber viver
Toda pedra do caminho/ Você pode retirar
Numa flor que tem espinhos/ Você pode se arranhar
Se o bem e o mal existem/ Você pode escolher
É preciso saber viver
É preciso saber viver (3x)
Saber viver.........

10/11/2010

Mais uma da série "Existe esperança pro sexo masculino"


Sexta-feira passada, estava com uma grande amiga para comemorarmos seu aniversário. De repente no grupo, o papo vai pra onde? Relacionamentos, claro. Os meninos presentes eram do tipo "macho alfa", sabe? "Eu não assumo namorada nenhuma", "no momento só tenho 3 rolos", "disse pra ela que estava em tal lugar, e nem comentei que vinha pra cá depois, afinal fulana disse que ia trazer umas amigas, sabe como é......". E por aí vai a "qualidade" do papo dos meninos. Tão típicos.... Como será viver assim, tipo "tô nem aí para os sentimentos dos outros?"....
Mas como o título do post acima descreve, existe o outro lado. Ontem estava estressada, cansada e ansiosa. Precisava de compania, de alguém que me ouvisse e de quem poderia ouvir algo interessante. Fui caminhar de noite, depois do trabalho, com um amigo que é exatamente o oposto dos meninos descritos acima. Bebemos água de coco, andamos, contamos estórias, ele me pediu opiniões sobre a vida, o trabalho, relacionamentos, eu pedi as opiniões dele sobre os mesmos assuntos. Eis que ele me solta a seguinte frase: "Tudo que eu quero é me apaixonar de novo. Aquela sensação.....Ter alguém que me ligue, que me mande uma mensagem, perguntando como foi o dia. Alguém pra compartilhar. Por que é tão difícil assim?" E eu fiquei sem saber o que dizer. Uma mulher confessar isso é normal, um homem confessar isso...... Dei um abraço no meu amigo e desejei internamente que ele encontre essa pessoa que o faça se sentir tão especial. Primeiro porque ele merece muito - é capaz de admitir esse desejo sem medo (não à toa ele é meu amigo, um rapaz inteligente!). Segundo, porque é isso que todos nós queremos - queremos nos sentir especiais, sentir que vale a pena viver um dia de cada vez, que é bom amar e ser amado. Espero que ele consiga sentir isso de novo. Espero que todos nós consigamos nos sentir especiais assim na vida.

08/11/2010

A Dieta do Casamento


Todos sabemos que em uma dieta a parte mais difícil está na manutenção. Perder 4 quilos em 1 semana é menos desafiador que tentar manter o peso perdido a partir de então. Com o casamento é a mesma coisa: após a lua-de-mel (em que muitos realmente perdem alguns quilos...) entre em jogo o dia-a-dia para se manter um relacionamento em que há desafios tão complexos como em uma dieta. O jogo do estica e puxa do casamento leva a conquistas de metas e perdas pelos impulsos.

Então, qual seria a dieta certa para um casamento? Dieta da lua? Dos carboidratos? Não tenho resposta definida! Apenas confirmo o senso comum: não existe manual e cada caso é um caso. Porém, vale ressaltar algumas dicas que me parecem ser universais.

Beber 2 litros de água por dia! Nem preciso dizer o quanto a água é importante para a saúde! Nosso corpo é composto em torno de 70 a 75% de água! Então, porque beber água somente quando se tem sede? O mesmo ocorre em um casamento. Temos um ingrediente tão vital como a água: O Diálogo! Como no corpo, deve fluir e não ser em demasia, se não se esvai. Deve ser incluído na sua dieta matrimonial sempre que houver espaço, não apenas quando a coisa tiver ruim! Tá certo, meio chavão... Mas é verdade! Homens, como muitos acreditam na cultura popular, não levam jeito pra conversa e odeiam a clássica frase “temos que conversar sobre nosso relacionamento”... Num casamento falar que tem que conversar é um trelelê desnecessário! Inclua a conversa como algo rotineiro, fale de vcs dois, o que incomoda, o que poderia ser melhorado, o que ta bom (sempre!), dentro de um papo menos complicado, ao ver um filme, por exemplo, ou após a vitoria do Flamengo, mas sempre mostre que tudo vai bem, não são reclamações, só um check up da sua dieta diária! 

Os suplementos vitamínicos! Dietas radicais podem provocar perda de sais minerais e vitaminas e reduzir sua energia no dia-a-dia... Se vc, mulher, boazinha, que lava roupa, passa, limpa e arruma a casa, e ainda tem tempo de cuidar dos filhos e trabalhar fora... Lembre-se: desempenhar tarefas domésticas sem a ajuda do maridão pode e irá afetar diretamente em sua saúde e no seu relacionamento. Para casais que não podem ter empregada ou faxineira, sugiro um divisor de tarefas, aprender a dividir o que é chato parece ser imprescindível para manter a paz dentro de casa. Porque coisa chata ninguém gosta de fazer mesmo!!! E se seu maridão é daquele que vive esturricado no sofá, vendo TV e com aquela cervejinha, a barganha vai ser mais complicada, mas não desista! Dê vitaminas ao seu homem, mulher!!! Como? Primeiro, não o coloque contra a parede! Homem nenhum responde bem a essa situação. Delicadamente o convença a desempenhar uma tarefa diferente naquele domingão... Mas, lembre-se se ele fizer de bom grado, tem que haver recompensa!!! Elogie, agradeça, fale o quanto ele é maravilhoooooso!! Homens só se relacionam com a obrigação se essa trouxer algum benefício. E o melhor benefício que um homem pode ter na vida é alimentar o seu ego! Assim, muita vitamina nesta dieta!!!

Chocolate: Hum... que delícia! IRRESISTÍVEL, não e´? Pois, eis que entra um componente que assombra qualquer dieta e pode por tudo a perder... Aquele chocolate de vizinho! Homem lindo, te dá o maior mole no elevador!!! Nossa, só de pensar dá água na boca! Pois, girls, esse é o perigo que ronda os relacionamentos fechados, aqueles em que o pacto de exclusividade é formal e pré-estabelecido como condição sine qua non para que o casamento possa fazer sentido. Nem preciso dizer o que um chocolate traz de benefícios e de estragos a um corpo! Delicioso, saboroso, cheio de açúcar... Um deleite!!! Porém, após uma semana... Gordurinhas localizadas, celulite, banha mesmo, na lata!!! Assim que, meu conselho está em pensar antes de agir. Se seu vizinho te “atenta” e vc sabe que não pode... Lembre-se: traição pode dar muita celulite!!!

O bem da verdade é que adoraria ter a receita final... Saber exatamente que ingrediente combina melhor com outro na dieta perfeita! Mas realmente acredito que o melhor é buscar o equilíbrio em tudo. Em uma dieta, assim como em um casamento, às vezes abrimos mão do que gostamos... Mas não busque viver sem o que te dá prazer! Que não seja todos os dias, vá lá! Mas abrir mão demais do que se gosta, do que vc busca como mulher, pode gerar uma perda interna muito maior do que gordurinhas ou um marido.

Ser feliz deve ser uma meta diária, sempre! 

Você se arrepende do que fez ou do que não fez??

Bom, seguindo a linha do meu post de trilhas sonoras segue aí mais uma letra de música...rsrsrs. Eu às vezes, quando dirijo, não penso em nada. Presto atenção no trânsito, olho as pessoas, mas nada me prende, não me concentro...quase medito e quando percebo cheguei ao meu destino. Mas há momentos em que uma música no rádio chama a minha atenção e começo a refletir sobre algo que aconteceu. Hoje foi um desses dias...rsrsrs. Estou eu dirigindo no meu trajeto casa-escritório e começou a tocar no rádio a música "Epitáfio" dos Titãs. Para mim veio a pergunta: eu me arrependo do que já fiz ou do que não fiz??? Difícil responder não é? Na verdade a gente nunca se arrepende das coisas que fez e deram o resultado esperado ;-) mas com certeza pensa (e se arrepende) naquelas que fizemos e cujo resultado não foi lá muito satisfatório....Enfim, de qualquer forma acho....olhem bem....ACHO que ainda prefiro fazer. Considerando que nos últimos tempos passei por algumas mudanças acredito que fazer tenha sido melhor do que não fazer. Na linha do: é melhor se arrepender por ter feito do que por não ter feito. Agora eu sei de coisas que eu não saberia se não tivesse tentado/arriscado/ganhado/perdido. Se eu vou continuar pensando assim eu não sei mas que prefiro continuar mudando...isso com certeza. Então que venham os amores, os choros, os risos, o sol - nascendo e se pondo, as pessoas...afinal só eu sei a alegria e a dor que trago no coração. Se o acaso vai me proteger? Depois eu conto pra vocês!!!! ;-D
Epitáfio - Titãs
Devia ter amado mais/Ter chorado mais/Ter visto o sol nascer/Devia ter arriscado mais/E até errado mais/Ter feito o que eu queria fazer...
Queria ter aceitado/As pessoas como elas são/Cada um sabe a alegria/E a dor que traz no coração...
O acaso vai me proteger/Enquanto eu andar distraído/O acaso vai me proteger/Enquanto eu andar...
Devia ter complicado menos/Trabalhado menos/Ter visto o sol se pôr/Devia ter me importado menos/Com problemas pequenos/Ter morrido de amor...
Queria ter aceitado/A vida como ela é/A cada um cabe alegrias/E a tristeza que vier...
O acaso vai me proteger/Enquanto eu andar distraído/O acaso vai me proteger/Enquanto eu andar...(2x)
Devia ter complicado menos/Trabalhado menos/Ter visto o sol se pôr...

E no final.....


...and in the end, the love you take
is equal to the love you make.

"...e no fim o amor que você leva é igual ao amor que você produz."

Frase inspirada pra começar bem a semana.


07/11/2010

Winter, spring, summer or fall. All you gotta do is call.


Você já ouviu a frase "Quem tem padrinho não morre pagão"? Eu a modificaria um pouco e diria que "quem tem amigo não morre pagão".

Quem tem amigo (mas amigo mesmo!), daqueles que estão com você nos bons, mas também nos maus e porque não dizer nos péssimos momentos, descobre uma das melhores coisas desta vida. É um amor tão bonito de se ver.

Quando a gente tem amigos, dá vontade de aninhá-los dentro do coração e embalá-los, carregando- os sempre junto ao peito.

O melhor de tudo é quando você, de alguma maneira, encontra os amigos que você sabe serão pra vida toda.

Há aquelas pessoas que nos frequentam que sabemos ser passageiras, por diferenças de pensamentos, de caráter. Não há uma "troca" genuína e generosa, um "se doar", um querer bem. Não há aquela troca de olhares que se "lê" e se reconhece. Não há aquela identidade d´almas, aquela irmandade.

Quando vejo meus amigos ao longe, já sorrio feliz, faceira! Me derreto de elogios a todos eles porque em suas pequenas singularidades, todos eles me completam de uma maneira diferente. Todos eles são especialíssimos, tão queridos e amados por mim que as vezes nem devem se aperceber, quando eu, de canto de olho, os observo com admiração e alegria.

É por isso que venho aqui, dizer do meu amor maior e escancarado por vocês, minhas amigas e amigos do coração...

Beijos, com toda a minha ternura e afeição,

SEMPRE.

05/11/2010

Trilhas Sonoras

Eu não sei se todo mundo tem, mas eu tenho músicas específicas para cada momento...ou ritmos para cada momento...vá lá. Então, na falta de criatividade pra um post legal decidi compartilhar com vocês uma obra prima da MPB, a letra de "O Que É O Que É" do Gonzaguinha.

Para mim ela pode ter efeitos diversos como: chorar num momento triste ao pensar em como a vida pode ser bonita. Sorrir, por ganhar a confiança de que as coisas vão melhorar ou apenas me divertir com uma letra que considero muito otimista e que deixa uma sensação muito boa após ouvir. Duvido que algém ao ouvir não dá uma batucadinha....rsrsrs.

Enfim, como está adequada ao meu momento atual e não estou muito a fim de escrever sobre ele achei que pensar nessa música poderia ter efeitos benéficos em quem ler esse post. Qualquer um dos que coloquei acima ou outros mais que venham no caminho. Estou aberta a saber de novas sensações...rsrsrs

O Que É O Que É - Gonzaguinha

"Eu fico/ Com a pureza/Da resposta das crianças/É a vida, é bonita/E é bonita...
Viver!/E não ter a vergonha de ser feliz/Cantar e cantar e cantar/A beleza de ser/Um eterno aprendiz...
Ah meu Deus!/Eu sei, eu sei/Que a vida devia ser/Bem melhor e será/Mas isso não impede/Que eu repita/É bonita, é bonitaE é bonita...
E a vida!/E a vida o que é?/Diga lá, meu irmão/Ela é a batida/De um coração/Ela é uma doce ilusão/Hê! Hô!...
E a vida/Ela é maravilha/Ou é sofrimento?/Ela é alegria/Ou lamento?/O que é? /O que é?/Meu irmão...
Há quem fale/Que a vida da gente/É um nada no mundo/É uma gota, é um tempo/Que nem dá um segundo...
Há quem fale/Que é um divino/Mistério profundo/É o sopro do criador/Numa atitude repleta de amor...
Você diz que é luxo e prazer/Ele diz que a vida é viver/Ela diz que melhor é morrer/Pois amada não é/E o verbo é sofrer...
Eu só sei que confio na moça/E na moça eu ponho a força da fé/Somos nós que fazemos a vida/Como der, ou puder, ou quiser...
Sempre desejada/Por mais que esteja errada/Ninguém quer a morte/Só saúde e sorte...
E a pergunta roda/E a cabeça agita/Eu fico com a pureza/Da resposta das crianças/É a vida, é bonita/E é bonita..."


Ternura: Qualidade do que é terno. Meiguice.

Pergunto: Ainda há a qualidade de ser terno?

Outro dia li: " Les plus beaus yeaux sont ceux qui vous regardent avec tendresse."

Ou seja, os mais belos olhos são aqueles que nos olham com ternura.

É tão maravilhoso ser olhado com ternura, mas este tipo de sentimento tenho observado mais no seio familiar e com meus amigos, o que já é de fato incrível.

O mais engraçado é o seguinte: nesse exato momento em que escrevo, começa a tocar no rádio a música "Love me tender", cantada por Norah Jones.

"Love me tender, love me sweet

Never let me go

You have made my life complete

And I love you so(...)"


Nossa, que música mais perfeita para esse momento, para esse texto!

Era exatamente sobre isso que eu queria falar aqui.

Ando almenjando muito este olhar de tamanha ternura.

Não significa que tenha que ser meloso, água com açucar 24 horas por dia.rs

Simplesmente essa coisa meiga, doce, esse "sorriso no olhar" ao invés de um "olhar devorador".Seria simplesmente encantador...

Vejo que já notaram que esta que vos escreve é uma criatuta altamente boba, uma romântica incurável, chego a ser brega.rs

Mas não importa, muitas o são e não se permitem demontrar. Acontece que sou assim, transparente e me permito tranquilamente, ser, sentir e demonstrar.

Outra música que adoro e recomendo é "Try a little tenderness", que faz parte da trilha sonora do filme Duets. http://www.youtube.com/watch?v=C0kpA9gNB4Q . É linda!

Então pessoas...não é muito o que eu queria dizer sobre esse assunto.

É simples:

Olhe com carinho, com doçura, com meiguice..............com ternura. Deixe que seus olhos sorriam por você.

03/11/2010

Época de campanha, começos, encantamentos, dúvidas...


De repente você nem pensava em conhecer alguém. Estava num período ruim da vida, cheia de dúvidas e incertezas sobre qual caminho seguir, querendo se encontrar. Mas aconteceu. Você conheceu alguém. E essa pessoa ainda por cima é legal, sabe conversar (adendo - para homens e mulheres isso é uma qualidade rara), tem senso de humor. E vocês começam a sair. Porque querem se conhecer melhor, porque tem alguma coisa acontecendo ali, que nenhum dos 2 sabe direito definir o que é, mas que ambos querem saber onde pode chegar. Pois é, gente, ouvi uma definição ótima, que me fez dar boas risadas sozinha (e gerou vários comentários com as amigas mais chegadas) sobre esse período em questão: chama-se "época de campanha", e todo mundo já passou por isso. E agora?

Enfim, concordando com a definição, só posso dizer que nada mais gostoso do que esse início de qualquer relacionamento. Nada melhor do que essa fase. É uma época de descobertas. O que vocês gostam, o que vocês não gostam, afinidades, interesses em comum.... Ou não, afinal, você pode gostar de alguém, mas não precisa concordar sempre, certo? Nada mais chato do que alguém que aceita tudo sem questionar.

Mas também rola muita insegurança, mais ainda nas mulheres. Fazer o quê? É necessário arriscar um pouco, ou então conforme-se em viver sozinho(a). Embora eu, particularmente, ache isso impossível - sou do tipo de pessoa que precisa de gente do lado, pra cuidar e pra ser cuidada por (rsss).

Por conta da definição acima, fiz uma lista de possíveis questionamentos que podem nos acometer durante a "campanha":

1- Como saber se o candidato(a) é pra valer?

2- Qual o prazo para se definir o "final da campanha"?

3- E se um dos candidatos investe mais do que o outro?

4- E como saber quando é melhor dar o fora - antes que termine mesmo, ou que se fique com o coração partido?

Pra ser muito sincera com vocês, não faço a menor idéia do que responder (aceito sugestões!). Nunca pensei nessa fase de envolvimento sob esse ponto de vista - embora a idéia seja realmente interessante. Porque você pensa no outro sim, mas dá um passo de cada vez. Não quer ser invasivo(a). Mas quer que o outro saiba que você pensa nele(a). Você aprende a valorizar os momentos que passam juntos, e dá até tempo de sentir saudade do outro (adoro a palavra saudade!). Nada que te aprisione, mas apenas que faz com que você pense no outro com carinho. Simples assim.

Agora, é necessário um mínino de sensibilidade pra se perceber se aquela pessoa vale a pena. Claro que em algumas vezes seus sentidos estão mais apurados, e você percebe mais facilmente se dá para investir, ou se é melhor cair fora rapidinho. Não há generalizações sobre assuntos do coração. Cada pessoa age da maneira que melhor lhe convém. E depende muito das 2 partes. Do quanto cada um se abre pra que um romance dê certo. Do que se quer na vida e da vida. Do que se espera do outro. Se você quer mesmo alguém em sua vida, e se esse alguém é essa pessoa em questão. Como naquela velha música do Lulu "quando um certo alguém, cruzou o seu caminho....". Dá pra saber se o(a) candidato(a) vale o investimento, o tempo que a gente dispensa analisando "ficha e propostas". Apenas curta o momento. É muito bom. Com a pessoa certa, dá vontade de que não termine nunca.

02/11/2010

Shiny Happy People



O filme "A suprema felicidade", dirigido por Arnaldo Jabor, lançado recentemente, me chamou atenção pelo título.


Como será a suprema felicidade? Antes disso,importante perguntar onde se encontra a felicidade!


Muito repetido por todos é que a felicidade deve vir de dentro da gente e que não devemos esperar por fatores externos para nos complementarmos e sermos plenos e felizes.


Será?!


Creio que o que ocorre é que devemos cultivar o equilíbrio para que quando as coisas venham estejamos aptos a recebê-las sejam elas boas, ou não.


É como arrumar a casa. Você deixa sua casa sempre arrumada para receber aqueles que lhe são caros. Mas, acho que muitas vezes a felicidade vem de fora sim. Devemos somente não criar uma depedência pelo que vem de fora e lembrar sempre que a força está dentro de nós, e assim podemos ficar de bem com a vida...de bem conosco.


Recordo muito das palavras que ouço em análise quando toco nesse assunto, e, eventualmente, dá vontade de falar para os terapeutas "cut the bullshit" a little bit. Nem sempre quero ouvir que a felicidade vem de dentro, quando tenho tantos desejos que espero muito venham a se realizar e penso, sim,que estes me farão uma pessoa mais feliz.rs


Isso acontece com vocês?


O fato é que, eu, como todo mundo, quero ser feliz e estou tratanto de "deixar a casa em ordem", porque, a felicidade é a minha visita preferida.


01/11/2010

Existe esperança pro sexo masculino!

Sexta-feira, estava com algumas amigas bebendo uma cerveja em um bar em Botafogo. Sabe como é, mesa de bar, mulheres sozinhas, essas coisas........ Umas 2 mesas mais adiante de nós, 3 caras falando um português com sotaque. De repente, me vem o garçom: "Olha, não tenho nada a ver com isso, mas um dos rapazes me pediu pra entregar isso pra você". Abri o bilhete, meio que temendo o pior. Mas não é que estava enganada? Dizia algo próximo a isso: "Gostaria muito de ter a oportunidade de conversar e conhecer você. Pode me dar uma chance? Me chamo ...... e espero a sua resposta" . E a gente achando que a maior parte dos representantes do sexo masculino são uns idiotas, e aí vem uma rara exceção, pra nos mostrar que ainda é possível ter esperança nos homens - em alguns deles, pelo menos.
E vocês o que acham? Há salvação para os meninos - e para nós também?